top of page
Buscar
  • Foto do escritorHospital Vet6erinário Dr. Eicke Bucholtz

NÃO FIQUE COM RAIVA APÓS PERDER SEU MELHOR AMIGO

Resumidamente, a doença raiva é causada por um vírus, e por isso a melhor forma de combatê-la é com a prevenção através da vacinação.


É uma doença muito grave quando consideramos a alta taxa de mortalidade dos animais ou pessoas quando contaminados, porém o contágio depende do contato direto da saliva do animal contaminado com os tecidos expostos da vitima. A pele saudável é uma boa barreira contra a penetração da doença, por isso a mordida é o meio mais comum da contaminação, mas se houver ferida mesmo a saliva contaminada sem a mordida já oferece um risco alto.


Nas áreas urbanas não é uma doença com ocorrência frequente, sendo mais frequente nas áreas rurais, porque o reservatório natural da doença são os morcegos hematófagos, que geralmente se escondem em locais como cavernas, e em áreas com pouca movimentação de animais ou pessoas.


Nas áreas rurais os morcegos atacam os animais domésticos grandes, como bois ou cavalos, e na área urbana geralmente sãos os pets que encontram os morcegos doentes e moribundos, e estes mordem os pets transmitindo a doença.

Dessa forma, a doença Raiva tem como meio de chegar até os seres humanos através dos nossos pets, e, ao lidarmos com nossos pets doentes ou também por animais soltos de rua, podemos sofrer mordidas e sermos contaminados.

A evolução da doença pode levar vários dias, mas o problema é a dificuldade em conseguir impedir a evolução após o contagio, que geralmente evolui para um quadro neurológico muito grave seguido pelo óbito, tanto nos animais rurais, quanto nos nossos pets, ou em nós, seres humanos. É devido a capacidade de transmissão dos nossos Pets para os seres humanos, e pela gravidade da doença, que é muito importante fazer vacinação contra a doença Raiva anualmente nos nossos Pets.

Graças à vacinação deles em grande escala que temos atualmente esta doença sob relativo controle.


Vamos zelar pela saúde dos nossos Pets, e pela nossa, mantendo a vacinação de Raiva deles em dia.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page